Titulo fixo

Nova Olimpia (MT), 15 de novembro de 2018 - 22:06

? ºC Nova Olimpia - MT

Política

ELEIÇÕES / 2018 12/09/2018 09:25 Mano Reski / Redação DS

Pesquisa Diário da Serra mostra Mauro na frente e Taques em terceiro em Tangará

Amanhã divulgaremos a última etapa da pesquisa

O Diário da Serra apresenta hoje mais um resultado da pesquisa realizada de 7 a 9 de setembro, sexta, sábado e domingo, sobre as eleições gerais deste ano, onde foram ouvidas 400 pessoas para saber a intenção de voto para todos os cargos em disputa.

A abordagem utilizada consistiu na aplicação de uma amostragem aleatória representativa da população residente em Tangará da Serra-MT, com 16 anos ou mais de idade em 24 bairros do Município. A margem de erro da pesquisa é de 4.9% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MT-03841/2018.

Hoje apresentaremos os resultados para as candidaturas a Governador de Mato Grosso, realizadas de duas formas, espontânea, onde o eleitor responde sem estímulo algum e depois de forma estimulada, onde nossos pesquisadores apresentavam um cartão com os nomes dos candidatos para cada cargo para que os eleitores pudessem apontar um deles. Neste caso o pesquisado também tinha como opções responder Ninguém/Branco/ Nulo ou Não sabe/Não respondeu.

Para o cargo de Governador, também foi observado o grande número de indecisos, chegando tecnicamente a metade dos entrevistados em uma das modalidades da pesquisa. 

Na pesquisa espontânea, Mauro Mendes-DEM lidera com 17% das intenções e com a margem de erro pode ter entre 12,1% e 21,9%. Depois aparecem empatados com 11,8%, Wellington Fagundes-PR e Pedro Taques-PSDB e com a margem de erro podem ter entre 6,9% e 16,7%, tecnicamente empatados na margem de erro com Mauro Mendes. Arthur Nogueira-REDE alcançou 1,5% e Moisés Franz-PSOL, 08% das intenções. Quem declarou não votar em ninguém ou anular o voto soma 9,3% e os que estão indecisos alcançam 48%. E se considerarmos a margem de erro para cima o número pode ultrapassar os 50%.

Na pesquisa estimulada Mauro Mendes amplia vantagem para Pedro Taques em terceiro e diminui um pouco em relação a Wellington Fagundes, o segundo colocado. Nesta modalidade o número de indecisos continua alto, com praticamente um terço dos entrevistados.

Na estimulada Mauro Mendes-DEM aparece com 22,5% das intenções e com a margem de erro pode ter entre 17,6% e 27,4%. Wellington Fagundes-PR aparece em segundo com 18,3% dos apontamentos e com a margem de erro pode ter entre 13,4% e 23,2%, tecnicamente empatado com Mauro Mendes. Pedro Taques-PSDB aparece em terceiro lugar na pesquisa com 15% dos votos e com a margem de erro pode ter entre 10,1% e 19,9%, tecnicamente empatado com Wellington Fagundes e na margem de erro com Mauro Mendes. Arthur Nogueira-REDE aparece com 2,3% e Moisés Franz-PSOL com 1,8%. Os que declaram não votar em ninguém ou anular o voto somam 10,5% e os indecisos 29,8% dos entrevistados.

Amanhã divulgaremos a última etapa da pesquisa com os resultados para as candidaturas a Deputados estaduais e federais.


Click Nova Olímpia

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Nova Olímpia - MT

Busca

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo