Titulo fixo

Nova Olimpia (MT), 15 de novembro de 2018 - 22:06

? ºC Nova Olimpia - MT

Política

Eleições / 2018 10/09/2018 20:41 Mano Reski / Redação DS

Pesquisa do Diário da Serra mostra indecisão para todos os cargos

A pesquisa foi realizada no final de semana

Conforme já anunciado na edição de ontem, o Diário da Serra realizou de 7 a 9 de setembro, sexta, sábado e domingo, rodada de pesquisa das eleições gerais deste ano, ouvindo 400 pessoas para saber a intenção de voto para todos os cargos em disputa este ano.

A abordagem utilizada consistiu na aplicação de uma amostragem aleatória representativa da população residente em Tangará da Serra-MT, com 16 anos ou mais de idade em 24 bairros do Município. A margem de erro da pesquisa é de 4.9% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MT-03841/2018.

Na edição desta terça-feira, 11, apresentaremos os resultados para as candidaturas de Presidente e Senador. Ambas foram feitas de forma espontânea, onde o eleitor responde sem estímulo algum e depois de forma estimulada, onde nossos pesquisadores apresentavam um cartão com os nomes dos candidatos para cada cargo para que os eleitores pudessem se definir por um deles. Neste caso o pesquisado também tinha como opções responder Ninguém/Branco/Nulo ou Não sabe/Não respondeu.

Na pesquisa para Senador, os pesquisados escolheram apenas um nome como resposta, embora nas eleições terão que oferecer dois votos distintos para o mesmo cargo. 

Em Tangará Bolsonaro lidera, com Ciro em segundo

Na pesquisa para Presidente da República realizada pelo DS no final de semana, Jair Bolsonaro lidera nas duas amostras, espontânea e estimulada, com Ciro Gomes na segunda colocação, mas é grande o número de pessoas que declaram não saber em quem votar ou que pretendem anular seu voto.

Na pesquisa espontânea, Jair Bolsonaro do PSL tem 26,5% das intenções de voto, Ciro Gomes do PDT tem 5,3%, Marina Silva do Rede Solidariedade tem 5%, Fernando Haddad do PT tem 4,3%, Geraldo Alckmin do PSDB tem 2,8%, Álvaro Dias do Podemos com 1,8%, João Amoêdo do Novo 1,8%, Henrique Meirelles do MDB tem 1%, João Goulart Filho do PPL tem 0,8%, Cabo Daciolo do Patriota com 0,3%, Vera Lúcia do PSTU também com 0,3%, Eymael do DC e Guilherme Boulos do PSOL não receberam votos na pesquisa. Lula foi citado por 6% dos pesquisados. A opção ninguém, branco ou nulo recebeu 15,3% dos apontamentos e os que preferiram não responder somaram 29,3% das pessoas ouvidas. 


Já na pesquisa estimulada (veja quadro 2) as posições se mantiveram, com o ligeiro acréscimo de votos para alguns candidatos, principalmente os primeiros colocados e, com acentuada queda no número de pessoas que declaravam não saber em quem votar. Jair Bolsonaro do PSL tem 28,3% das intenções de voto, Ciro Gomes do PDT tem 8,3%, Marina Silva do Rede Solidariedade tem 7%, Fernando Haddad do PT tem 6%, Geraldo Alckmin do PSDB tem 4,5%, Álvaro Dias do Podemos com 2,8%, Henrique Meirelles do MDB subiu para 2,3%, João Amoêdo do Novo 1,8%, João Goulart Filho do PPL tem 0,5%, Cabo Daciolo do Patriota com 0,3%, Vera Lúcia do PSTU também com 0,3%, Eymael do DC e Guilherme Boulos do PSOL novamente não receberam votos na pesquisa. A opção ninguém, branco ou nulo subiu para 18,8% dos apontamentos e os que preferiram não responder caíram  para 19,5% das intenções.

Para o cargo de Senador (quadro 1) Jayme Campos do DEM lidera a corrida nas duas opções pesquisadas ele tem 6,5% na espontânea  e sobe para 10,8% nas estimulada. Nilson Leitão do PSDB tem 4,5% na espontânea e 7,5% na estimulada, a Juiza Selma Arruda do PSL tem 3,8% na espontânea e 7,5% na estimulada. Fávaro do PSD tem 3% na espontânea e 5,5% na estimulada, Adilton Sachetti do PRB tem 2,8% na espontânea e 4% na estimulada, Procurador Mauro também tem 2,8% na espontânea e 4% na estimulada. A Professora Maria Lúcia Cavalli do PC do B aparece com 2,5% na pesquisa espontânea e 3,3% na estimulada, Sebastião Carlos do Rede Solidariedade tem 0,8% na espontânea e 1,5% na estimulada, Gilberto Lopes Filho do PSOL tem 0,5% na espontânea e 0,8% na estimulada e Aladir do PPL tem 0,3% das intenções na espontânea e se mantém com o mesmo índice na estimulada. Os índices de entrevistados que  declaram votar em branco ou anular o voto é de 11,3% na espontânea e sobe para 17,3% na estimulada e os que não sabem em quem votar tem expressivos 61% na espontânea e o número cai para 37% na estimulada.

Para o cargo de Senador, Jayme Campos lidera a corrida

Amanhã O Diário da Serra mostra pesquisa para o cargo de governador e na quinta-feira para os cargo de Deputado Federal e Estadual.


Click Nova Olímpia

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Nova Olímpia - MT

Busca

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo