Titulo fixo

Nova Olimpia (MT), 19 de maio de 2019 - 08:35

? ºC Nova Olimpia - MT

Política

09/08/2018 15:54

Suplente de vaga no Senado é diplomado pelo TRE-MT após cassação de senador por fraude em ata de convenção

O empresário Paulo Fiúza foi diplomado peloTribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) nessa quarta-feira (8) como primeiro suplente de senador. Com isso, ele já poderá tomar posse na vaga atualmente ocupada por José Medeiros (Podemos), que teve o mandato cassado por fraude em ata de convenção partidária. Medeiros disse, por meio de assessoria, que já recorreu da decisão.

Medeiros assumiu a vaga no Senado com a renúncia de Pedro Taques (PSDB) ao cargo para assumir o governo de Mato Grosso, no início de 2015.

A entrega do diploma foi feita pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto.

A diplomação de Paulo Fiúza se dá após decisão unânime dos juízes do Pleno do TRE-MT, no último dia 31. O tribunal entendeu que houve fraude na ata da convenção partidária, e a posição dos suplentes de Taques foi invertida.

O escolhido para ser o primeiro suplente havia sido Paulo Fiúza. Medeiros deveria ser o segundo, mas, em 2015, acabou assumindo a vaga no Senado após a renúncia de Taques.

O segundo suplente Paulo Fiúza (PV) apontou indícios de fraude na ata de convenção da coligação Mato Grosso Melhor Pra Você (PDT / PPS / PSB / PV) em 2010.

À época, Fiuza reivindicou que a Justiça anulasse a ata e anulasse também o registro de candidatura de Medeiros. Desta forma, Fiúza seria automaticamente elevado ao posto de primeiro suplente, com perspectiva de assumir a cadeira no Senado após a renúncia de Taques.

Naquela ocasião, a ação de Fiúza, porém, foi extinta pelo Pleno do TRE sem julgamento do mérito em 2014. Entre os motivos apontados pelo juiz-relator era o fato de que a ação havia sido interposta três anos após as eleições.

Em 2016, o TSE pediu que o TRE reabrisse o caso, após analisar um pedido feito por Carlos Abicalil (PT), que ficou em terceiro lugar no estado na eleição para senador.

 

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo
Copie e cole seu código de anúncio AMP apenas uma vez no código-fonte HTML das páginas em que você quer exibir anúncios. O posicionamento do código de anúncio não reflete a posição do anúncio.