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24/11/2021 17:09 PlenárioMT

6 dicas para perder 15% do seu peso e afastar o diabetes tipo 2


O diabetes tipo 2, doença ligada a obesidade, sedentarismo e má alimentação, pode desencadear em graves problemas de saúde, como acidente vascular cerebral (AVC) e ataque cardíaco. Além do tratamento médico, essencial para quem sofre dessa condição, outro grande aliado é o emagrecimento. Segundo uma nova pesquisa publicada na revista médica “The Lancet”, perder 15% de peso pode reduzir ou até mesmo curar o diabetes. As informações são do “The Sun”.
Durante o tratamento contra o diabetes tipo 2, a perda de peso ainda pode proteger o fígado, reduzir a pressão arterial e prevenir artrite e problemas de sono.
Confira a seguir seis maneiras de como perder 15% do seu peso e, consequentemente, afastar o diabetes tipo 2:

Consumir ferro
Estudo indica que a falta de ferro suficiente na alimentação pode prejudicar a tireoide, causando fadiga e ganho de peso.

Existe uma grande variedade de alimentos ricos em ferro: chocolate amargo, feijão branco, lentilhas, espinafre, brócolis, vegetais verdes escuros, ovo, marisco, atum, entre outros.

Temperatura dos alimentos
A temperatura dos alimentos também influencia. Consumir porções frias é uma ótima opção. Segundo a personal trainer Emily Servante, os carboidratos frios têm índice glicêmico mais baixo, o que facilita a perda de peso, pois mantém a saciedade por mais tempo e impede o aumento e a queda acentuados dos níveis de açúcar no sangue, que podem deixá-la com fome em pouco tempo.

Fazer caminhadas
Não é novidade que praticar atividades físicas é fundamental para a saúde, além de favorecer o emagrecimento. Os resultados não se limitam aos exercícios de alta intensidade, realizar diariamente uma caminhada de 60 minutos também é válido.
Um estudo da Diabetes Care apontou que caminhadas curtas após as refeições reduziram o açúcar no sangue por 24 horas e ajudaram os voluntários a perder peso, reduzindo o risco de diabetes.

Dormir bem
O nutricionista metabólico Steve Grant explica: “A privação de sono contribui para a deficiência de glicose no sangue e aumenta os níveis de grelina, o hormônio da fome, além de te deixar com vontade de alimentos ricos em açúcar e gordura”. O especialista indica dormir de maneira consistente, de seis a nove horas seguidas todas as noites.

Vinagre de maçã
O vinagre de maçã contém muitos benefícios, inclusive para a dieta. Consumir uma ou duas colheres de chá diariamente pode favorecer a saúde cardiovascular, controlar os níveis de açúcar no sangue e acelerar a queima de gorduras.

No Japão, um estudo realizado descobriu que voluntários que tomaram uma colher de chá do vinagre por dia, durante 12 semanas, perderam peso e reduziram a gordura corporal em 0,7%. Já o segundo grupo, que consumia duas colheres de chá diariamente, conseguiu emagrecer ainda mais e reduziu a gordura corporal em 0,9%.

Outros estudos ainda destacam que combinar o vinagre de maçã com uma refeição rica em carboidrato pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue após as refeições.

Dieta low carb
A principal caraterística da dieta low carb é a diminuição do consumo de carboidratos. Embora a substância seja rica em energia, essa fonte é compensada pela ingestão de gorduras boas.

“A dieta low carb auxilia no gerenciamento de peso, sensação de saciedade e trata doenças, como obesidade, diabetes, gastrite, hipertensão, esteatose hepática, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, resistência à insulina, síndrome do ovário policístico e refluxo gastroesofágico”, garantiu Rogério Oliveira, nutricionista especialista em emagrecimento, em recente entrevista à IstoÉ.


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