Nova Olimpia (MT), 08 de dezembro de 2021 - 00:57

? ºC Nova Olimpia - MT

Curiosidades

22/11/2021 16:09 PlenárioMT

Memória afiada e outros benefícios: conheça o óleo MCT


O óleo MCT vem conquistando seu espaço entre médicos e nutricionistas, mas para quê exatamente ele serve? Para responder a essa pergunta, precisamos entender quais são as substâncias presentes neste produto. Confira com informações do “Yahoo Life”.
MCT significa “triglicerídeos de cadeia média”, ou medium-chain triglycerides. Trata-se de um ácido graxo (como o ômega-3) que pode ser encontrado em alimentos como óleo de coco, óleo de palmiste e alguns laticínios. Muitas pessoas atribuem uma gama de benefícios diferentes ao óleo MCT, incluindo aumento da energia e redução da inflamação do corpo.A nutricionista Lisa Young explica a química por trás da substância: “Devido ao seu comprimento mais curto, o MCT é digerido mais facilmente do que os ácidos graxos de cadeia longa encontrados na maioria dos alimentos”. Isso significa que o corpo humano pode metabolizar os MCTs com mais facilidade e convertê-los em uma fonte de energia. Lisa ainda acrescenta que ele pode ser uma boa opção para pessoas que têm problemas para digerir outros tipos de gordura.

Confira alguns benefícios do óleo MCT:

Aumento na energia
“Por ser digerido facilmente, o MCT pode ajudar atletas e fisiculturistas que têm grandes demandas por energia”, explica a nutricionista Jeanette Kimszal. Estudos sugerem que a substância permite que pessoas realizem sessões mais longas de exercícios físicos de alta intensidade. Outras pesquisas relatam que o MCT pode ser convertido em energia ao invés de ser armazenado como gordura. No entanto, é importante relatar que as pesquisas sobre o assunto ainda são limitadas.

Sensação de saciedade
Um estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos concluiu que o MCT é capaz de trazer a sensação de saciedade ao corpo mais rápido. Isso porque a substância tem ligação com aumento no peptídeo YY e da leptina — dois hormônios que sinalizam para o cérebro que o corpo está cheio.

Memória e funcionamento cerebral afiados
Outra pesquisa disponível na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos descobriu que o MCT pode melhorar o funcionamento cerebral e a memória, principalmente em casos de Alzheimer. Alimentos com óleo MCT
O MCT é popularmente ingerido através de suplementos, mas essa não é a única maneira. Dentre os alimentos que contêm óleo MCT, estão:
• Óleos de coco e palmiste;

• Manteiga;

• Leite integral;

• Queijo;

• Iogurte.

O MCT está presente em alimentos comuns e seguros para consumo. No entanto, já foi associado com alguns efeitos colaterais leves, como náusea, indigestão, gases, vômitos e diarreia.

Suplementos de óleo MCT
Apesar de mais populares, os estudos sobre os suplementos que contêm óleo MCT ainda são escassos e/ou inconclusivos. Por isso, é importante consultar-se com um médico ao invés de tomar por conta própria. Um profissional também pode ajudá-la a entender se a ingestão de MCT realmente pode te ajudar a alcançar seus objetivos e melhorar sua saúde.


Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo