Nova Olimpia (MT), 08 de dezembro de 2021 - 00:36

? ºC Nova Olimpia - MT

Curiosidades

BIOLOGIA 23/11/2021 07:08 INMACULADA ABRIL COLÓN - https://brasil.elpais.com/

Por que todos os pássaros cantam ao anoitecer?

Principais motivos são a menor poluição sonora, a baixa temperatura e o vento mais calmo, que ajuda na transmissão do som

Há vários motivos pelos quais os pássaros cantam. Principalmente ao anoitecer. Por um lado, temos a poluição sonora, que diminui quando começa a escurecer. Além disso, nessa ocasião a temperatura é mais baixa e o vento é mais calmo, o que melhora muito a transmissão do som. Isso ocorre também ao amanhecer, e as aves aproveitam esses momentos para gastar menos energia com o canto. É por isso que geralmente escutamos seus chilreios nessas horas.

Indivíduos de muitas espécies aproveitam o amanhecer e o entardecer para fazer seus cantos de territorialidade, para alertar sobre possíveis perigos, para se comunicar entre eles e, no caso dos machos, para atrair as fêmeas. O principal motivo para fazer isso nesses horários é que, nesses momentos, eles são mais ouvidos e, como já foi mencionado, gastam menos energia ao cantar. Além disso, muitos utilizam as horas centrais do dia para se alimentar, cuidando, portanto, de outras coisas. Mas é importante saber que isso depende da espécie e de onde se encontre, porque cada espécie pode ter uma razão diferente para cantar ao amanhecer e ao entardecer.

Em meu grupo de pesquisa, estamos estudando agora uma ave, a hubara canária (Chlamydotis undulata fuertaventurae), que faz uma coisa parecida, começa a cantar e a se exibir quando está anoitecendo, fazendo isso inclusive à noite, e um dos motivos é que nessa ocasião o som se transmite muito melhor.

O canto é uma atividade muito importante: as aves cantam para se comunicar. Os machos fazem isso para atrair as fêmeas; os filhotes, para chamar a atenção de suas mães. Além disso, cada espécie tem seu próprio canto, que é diferente do das demais. E todas as aves cantam ou vocalizam, que é como são chamados na ornitologia os sons que eles fazem, tanto trinando ou gorjeando como chamando ou apelando. O primeiro tipo é mais longo e complexo, geralmente associado ao cortejo, e o segundo é mais breve e tem o objetivo de alertar ou manter o bando unido.

Há espécies cuja vocalização não é ouvida, mas isso não significa que não a usem para se comunicar. Um exemplo é a hubara canária com que trabalhamos: eu a estudo há muito tempo no campo e nunca a escutei piar. Eu a vejo abrir e fechar o bico, por isso sei que está piando/vocalizando, porque além disso colocamos nos indivíduos que estudamos um sistema de marcação com GPS e acelerômetro que nos permite detectar que estão vocalizando, mas a frequência em que vocalizam não me permite escutá-los da distância em que os observo.

Portanto, mesmo que não as escutemos, todas as aves vocalizam. Em geral, entre os pássaros urbanos, que são os que estamos mais acostumados a ver e a ouvir, todos trinam: merlos, pegas, pardais, todos eles cantam.

Inmaculada Abril Colón é pesquisadora do Departamento de Ecologia Evolutiva do Museu Nacional de Ciências Naturais da Espanha, especialista em ornitologia.


Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo