Nova Olimpia (MT), 06 de julho de 2020 - 15:29

? ºC Nova Olimpia - MT

Curiosidades

20/05/2020 06:11 www.hipercultura.com

25 espécies de felinos encontradas no Brasil e no mundo

Se você acha que o seu gatinho possui comportamentos estranhos, lembre-se: os gatos domésticos compartilham 96% de seus genes com os tigres. Presentes há cerca de 25 milhões de anos em nosso planeta, os felinos são animais mamíferos que possuem diversas espécies de pequeno, médio e longo porte e podem ser encontrados em quase todas as partes do mundo.

Sagrados no Egito Antigo e adorados por milhões de pessoas ao redor do mundo, os felinos possuem características em comum às espécies: são mamíferos carnívoros com audição e olfato aguçados e também se destacam por suas habilidades e instintos de caça. Conheça agora 25 espécies de felinos encontrados em várias partes do mundo e as mais comuns no Brasil.

Espécies de felinos selvagens ao redor do mundo

1. Lince-do-canadá

especies-de-felino-01-lince-canadense

Nome científico: Lynx canadensis
Encontrado: América do norte, com maior ocorrência no Canadá

Apesar de lembrar um gatinho doméstico gigante, este forte felino é um mestre da caça noturna. Ele possui o corpo e o rabo menor e as pernas mais alongadas. Suas enormes patas são como botas que os ajudam a andar pela neve e seu olfato e visão são mais aguçados do que outras espécies de felinos. Como não são os melhores corredores, seus instintos precisam ser mais fortes para conseguirem pegar suas presas.

2. Caracal ou Lince do Deserto

especies-de-felino-02-caracal

Nome científico: Caracal caracal
Encontrado: África e Sul Asiático

O nome caracal deriva da palavra turca Kara Kulac, que significa “orelha preta”. O corpo destes majestosos felinos foram desenhados para ataques meticulosos. Suas pernas longas e fortes os permitem pular a quase 2 metros do chão e com suas patas robustas derrubar até 12 pássaros de uma só vez.

3. Gato-chinês-do-deserto

especies-de-felino-03-gato-da-montanha-chines

Nome científico: Felis bieti
Encontrado: Oeste da China

Listado como uma espécie vulnerável pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, o gato-chinês-do-deserto possui o tamanho de um gato doméstico, mas se distinguem por seus pelos mais densos, orelhas com pontas e cauda anelada com faixas escuras.

4. Leopardo-das-neves

especies-de-felino-04-leopardo-das-neves

Nome científico:Panthera uncia
Encontrado: Ásia Central

Também conhecido como fantasma da montanha, o leopardo-das-neves é um dos mais belos e solitários felinos que existem no planeta. Eles vivem nas altitudes mais altas de montanhas que qualquer outra espécie de felino e seu corpo foi sendo adaptado ao longo dos séculos para superar temperaturas de até -40º C. Para alguns especialistas, podem existir menos de 8.000 leopardos-das-neves no mundo atualmente, estando presentes na lista de animais em risco de extinção.

5. Tigre

especies-de-felino-05-tigre

Nome científico: Panthera tigris
Encontrado: Continente Asiático

Com seu pelo alaranjado e faixas pretas que cobrem seu corpo, o tigre se tornou símbolo de beleza e poder na cultura popular. Os tigres são os maiores felinos que existem atualmente, podendo pesar até 204 kg. O tigre siberiano, por sua vez, pode medir até 4 metros e pesar até 300 kg. Eles se adaptaram para gostar de ambientes aquáticos, diferente de muitas outras espécies de felinos, e possuem patas com membranas que os auxiliam a nadar.

6. Leão

especies-de-felino-06-leao

Nome científico: Panthera leo
Encontrado: Continente Africano e Asiático

O rei da selva é a segunda maior espécie de felinos em tamanho, perdendo apenas para os tigres. Eles podem medir até 3 metros de extensão e seu alto ruído pode ser ouvido até 8 km de distância. Os leões são uma das únicas espécies de felinos que vivem regularmente em sociedade, onde possuem de 1 a 3 líderes no bando. Hoje existem cerca de 20.000 leões africanos no mundo e eles são classificados como uma espécie de em alto risco de extinção.

especies-de-felino-07-lince-iberiano

Nome científico: Lynx pardinus
Encontrado: Península Ibérica

Um dos felinos selvagens mais raros do mundo, o lince-ibérico é encontrado hoje primordialmente em uma região da Espanha. Suas características mais marcantes são as orelhas pontudas, as longas pernas e uma penugem facial que lembra uma grande barba em seu rosto. Em 2002, existiam menos de 100 linces-ibéricos na região espanhola. Foi então realizado um projeto de intervenção para que a espécie não se extinguisse e hoje são soltados mais de 40 linces-ibéricos criados em cativeiro nas selvas por ano.

8. Gato-chileno

especies-de-felino-08-gato-chileno

Nome científico:Leopardus guigna
Encontrado: Chile e Argentina

O habitat principal do gato-chileno são as belas cordilheiras dos andes. Eles são as menores espécies de felinos da América e são extremamente raros por seu atual risco de extinção. Eles se alimentam especialmente de pequenos roedores e como grande parte dos felinos, possuem hábitos noturnos.

9. Gato-pescador

especies-de-felino-09-gato-pescador

Nome científico: Prionailurus viverrinus
Encontrado: Sul e Sudeste Asiático

O gato-pescador não possui este nome à toa. Eles são ótimos em caçar peixes, sapos e até cobras nas regiões asiáticas. Eles são consideravelmente grandes, podendo pesar até 16 kg. O gato-pescador está na lista dos animais com risco de extinção devido à destruição de seus habitats naturais.

10. Leopardo-nebuloso

especies-de-felino-10-leopardo-nebuloso

Nome científico: Neofelis nebulosa
Encontrado: Sudeste Asiático

Este magnífico felino asiático tem o nome “nebuloso” devido às manchas que cobrem todo o seu corpo e que se parecem com nuvens ou manchas de fumaça. Estudos recentes descobriram que os leopardos-nebulosos são um gênero distinto de gato e não um tipo de leopardo. Não se sabe o número de leopardos-nebulosos que existem no mundo, mas acredita-se que a população vem declinando, devido à perda de habitat e caça ilegal do animal.

11. Lince-euroasiático

especies-de-felino-11-lince-euroasiatico

Nome científico:Lynx lynx
Encontrado: Europa e Sibéria

Os linces são seres majestosos e também poderosos predadores nas florestas européias e asiáticas. Estes enormes felinos se alimentam de vacas e veados e os machos podem chegar a pesar 30 kg e medir quase 1 metro e meio de comprimento. Esta é a maior espécie de lince encontrada no reino animal.

12. Gato-bravo-dourado-da-ásia

especies-de-felino-12-gato-dourado-da-china

Nome científico: Catopuma temminckii
Encontrado: Sudeste Asiático

Também conhecido como gato-dourado-asiático, o gato-bravo-dourado-da-ásia faz jus ao seu nome popular. Com um pelo majestoso na cor dourada e carinha de bravo, ele é um animal solitário que sofre com a ameaça de extinção pela caça ilegal e amplo desflorestamento da região onde vive no sudeste asiático. Alguns programas de conservação da espécie estão diminuindo o risco desta espécie ser totalmente extinta.

13. Gato-marmorado

especies-de-felino-13-gato-marmorado

Nome científico: Pardofelis marmorata
Encontrado: Sudeste Asiático

Do tamanho de um gato doméstico, o gato-marmorado é uma das espécies de felinos menos conhecidas em todo mundo. Eles habitam principalmente as florestas da região do sudeste asiático podendo viver em locais de difícil acesso, como picos de até 2.500 metro de altura.

14. Gato-de-pallas

especies-de-felino-14-gato-de-pallas

Nome científico: Otocolobus manul
Encontrado: Ásia Central

15. Serval

especies-de-felino-15-serval

Nome científico: Leptailurus serval
Encontrado: Continente Africano

Apesar de serem felinos selvagens, algumas pessoas conseguem domesticar este belo felino e mantê-los por perto e dentro casa como um animal exótico. Estes animais utilizam ecolocalização para sentir a vibração de suas presas. Eles se parecem um pouco com os guepardos, mas possuem rabos menores.

16. Gato-do-deserto

especies-de-felino-16-gato-do-deserto

Nome científico: Felis margarita
Encontrado: Oriente Médio

Com apenas 50 centímetro de comprimento e mais 30 centímetros de cauda, o fofo gato-do-deserto é uma das menores espécies de felinos encontradas no mundo e o menor do gênero felis. Habitante dos desertos do Oriente Médio, esses felinos possuem a cor de areia e um rostinho inconfundivelmente mais redondo. Eles se alimentam principalmente de roedores, aves, lagartos e insetos.

17. Guepardo

especies-de-felino-17-guepardo

Nome científico: Acinonyx jubatus
Encontrado: Continente Africano, Oriente Médio e Sudoeste da Ásia

Você já deve saber que os guepardos, também conhecidos como cheetahs, são os animais terrestres mais rápidos de todo o mundo. Estes majestosos felinos podem sair de 0 para 96 quilômetros por hora em apenas 3 segundos! Diferente de outros felinos maiores, como os leões, os guepardos não rugem, eles emitem pios de alta frequência e até ronronam como nossos gatinhos domésticos.

Espécies de felinos brasileiros mais conhecidas

18. Onça-pintada

especies-de-felino-18-onça-pintada

Nome científico: Panthera onca
Encontrado: Continente Americano

O maior felino das américas e um dos animais mais representativos da fauna brasileira, a onça pintada fica atrás apenas do leão e do tigre em relação ao tamanho. Estes animais possuem a mordida mais poderosa que qualquer outra espécie de felino e podem chegar a pesar até 100 kg. No Brasil, eles são encontrado em grande parte da bacia amazônica passando grande parte do tempo na água, sendo um animal com ótimas habilidades de nado.

19. Jaguatirica

especies-de-felino-19-jaguatirica

Nome científico: Leopardus pardalis
Encontrado: Continente Americano, com maior ocorrência no Brasil

Apesar de ser encontrado em grande parte do Brasil, este majestoso felino já foi extinto em algumas partes do Continente Americano, em especial, pela degradação de seu habitat natural. Nos anos de 1960, o pelo da jaguatirica foi muito explorado, sendo estimado que 200.000 animais desta espécie eram mortos anualmente para a retirada de pelo.

20. Gato-maracajá

especies-de-felino-20-gato-maracajá

Nome científico: Leopardus wiedii
Encontrado: América Central e América do Sul

De olhos grandes e focinho saliente, o gato-maracajá é encontrado em todo o continente latino americano, passando pelo México, Uruguai, Argentina e Brasil. Estes felinos são classificados como quase ameaçados de extinção, em especial, pela perda do seu habitat natural, devido a alta expansão da agricultura nos países. Também conhecido como gato-do-mato, esta espécie pode ser encontrada em diversos biomas brasileiros, mas são mais presentes nas regiões de floresta.

especies-de-felino-21-gato-dos-pampas

Nome científico: Leopardus pajeros
Encontrado: América Latina

O gato-dos-pampas ou gato-palheiro está ameaçado de extinção, em especial, pela perda de habitat, caça do animal e atropelamentos. Eles são felinos que lembram gatos domésticos, mas possuem hábitos predatórios extremamente carnívoros, se alimentando especialmente de roedores, insetos e em menor quantidade de aves.

22. Jaguarundi

especies-de-felino-22-jaguarundi

Nome científico: Puma yagouaroundi
Encontrado: América Latina

Esta peculiar espécie de felino podia ser encontrada em quase todo o território brasileiro. Hoje, a espécie está listada como animal ameaçado de extinção. O jaguarundi é um pouco maior que um gato doméstico e se alimenta principalmente de pássaros, pequenos roedores e coelhos. Infelizmente, os maiores desafios atuais desta espécie são a destruição das florestas e os incêndios provocados pelo homem.

23. Onça-parda

especies-de-felino-23-onça-parda

Nome científico: Puma concolor
Encontrado: Continente Americano

A majestosa onça-parda pode ser encontrada amplamente em todo o continente americano, desde os extremos do Canadá até a região amazônica da América do Sul. É o mamífero com maior distribuição geográfica do Ocidente e é por isso que também possui diversos nomes, como puma para os norte-americanos, suçuarana pela população indígena tupi e leão-baio em algumas outras regiões.

24. Gato-do-mato

especies-de-felino-24-gato-do-mato

Nome Científico: Leopardus tigrinus
Encontrado: América Central e América do Sul

Apesar de ter semelhanças com o gato-maracajá, o gato-do-mato ou gato-do-mato-pequeno é na realidade a menor espécie de felino encontrada no Brasil. Ele possui proporções semelhantes aos gatos domésticos, contudo são extremamente agressivos, podendo matar até mesmo animais maiores que eles.

25 . Gato doméstico

especies-de-felino-25-gato-domestico

Nome científico: Felis catus
Encontrado: Todo o mundo

Agora que você já conheceu várias espécies de felinos selvagens, você pode entender o porquê dos nossos gatinhos domésticos possuírem diversas características e hábitos “peculiares”, como sua independência, seus comportamentos noturnos e seu instinto para a caça.

Existem registros da associação dos gatos-domésticos com humanos que datam até 9.500 anos, sendo os mais populares a relação com a população do Egito Antigo. Hoje, eles possuem cerca de 250 raças diferentes e são encontrados em praticamente qualquer lugar do mundo, sendo um dos animais domésticos mais populares em todo o planeta.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo
Copie e cole seu código de anúncio AMP apenas uma vez no código-fonte HTML das páginas em que você quer exibir anúncios. O posicionamento do código de anúncio não reflete a posição do anúncio.