Titulo fixo

Nova Olimpia (MT), 14 de dezembro de 2018 - 16:05

? ºC Nova Olimpia - MT

Curiosidades

15/09/2018 23:28

Morre aos 113 anos, Antônio Mulato; um dos homens mais velhos de Mato Grosso

Por: KHAYO RIBEIRO

Morreu na noite deste sábado (15), em Várzea Grande um dos homens mais velhos de Mato Grosso. Seo Antônio Benedito da Conceição, 113 anos, era quilombola da comunidade tradicional Mata Cavalo de Baixo. 

Seo Antônio morreu por volta das 20h no Pronto Socorro de Várzea Grande (PSVG). Ele havia sido transferido para a unidade de sáude no dia 13. O patriarca estava internado no Hospital de Nossa Senhora do Livramento (32 km de Cuiabá).

“Meu bisavô já não estava muito bem de saúde, ele se queixava de várias dores”, lamenta uma das bisnetas de Antônio, Adriane Conceição de Abreu. Abalada com a perda, a mulher disse que já sabia da fragilidade do ancião.

 

O presidente da Câmara de Nossa Senhora do Livramento e neto de Mulato, Airton Conceição de Arruda, conta que o avô morreu de causas naturais. “Ele já estava em idade avançada. Ficou internado nos últimos dias e o médico já havia dito que ele estava fraco”, comenta Airton.

 

“Ele é parte da história do Mata Cavalo, uma esperança para todos nós. Sempre estivemos juntos”, relata o neto.

 

O ancião será velado em Nossa Senhora do Livramento, sendo enterrado no cemitério de sua comunidade.

 

Seo Antônio Mulato, como era conhecido popularmente, foi um dos fundadores do quilombo do Mata Cavalo. Ele foi uma das pessoas que esteve a frente da luta quilombola para retomada do espaço em 1994.


Click Nova Olímpia

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Nova Olímpia - MT

Busca

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo
Copie e cole seu código de anúncio AMP apenas uma vez no código-fonte HTML das páginas em que você quer exibir anúncios. O posicionamento do código de anúncio não reflete a posição do anúncio.