Titulo fixo

Nova Olimpia (MT), 17 de agosto de 2018 - 04:41

? ºC Nova Olimpia - MT

Curiosidades

03/06/2018 05:27 TechTudo

Do ICQ ao WhatsApp: descubra recursos herdados do antigo mensageiro

ICQ foi um dos serviços de bate-papo mais populares no final da década de 1990 e início dos anos 2000. O programa foi lançado apenas para Windows, em 1996, pela Miraballis, atingindo a marca de 100 milhões de usuários em 2001 – número expressivo para uma época em que a internet ainda era incipiente.

Atualmente, o WhatsApp ocupa o lugar de mensageiro mais usado no Brasil, com 120 milhões de participantes somente por aqui. No entanto, muitas funções do app já eram velhas conhecidas de quem usava o ICQ no PC. Outras, como o som de “toc toc toc”, quando um contato ficava online, ou o famoso “oh oh”, que avisava sobre a chegada de uma nova mensagem, ainda despertam saudades em usuários mais nostálgicos.

A seguir, relembre os recursos que já existiam no ICQ e que ainda são utilizados pelo WhatsApp atualmente.

 

Maneira de encontrar contatos

O WhatsApp permite adicionar contatos por meio do número do celular, mas o ICQ também usava uma numeração para identificar as contas. Cada pessoa cadastrada no serviço ganhava um UIN (lembra desse nome?), sigla para Universal ICQ Number, uma ideia incrível para uma época em que nem todos tinham uma conta de e-mail. Para incluir alguém em sua lista de contatos, bastava pedir ou informar o seu UIN.

 
O ICQ permitia incluir novos usuários através do UIN (Foto: Reprodução/ Apache)O ICQ permitia incluir novos usuários através do UIN (Foto: Reprodução/ Apache)

O ICQ permitia incluir novos usuários através do UIN (Foto: Reprodução/ Apache)

Inicialmente, o modelo facilitava a forma de encontrar pessoas. Porém, conforme a aplicação foi ganhando novos usuários, maior foi ficando a combinação de dígitos e, assim, mais difícil de recordá-la. O número universal do ICQ deixou de ser gerado em 2010, mas quem ainda se recorda do seu, tem a opção de usá-lo na versão atual da aplicação.

Status ou recado

No WhatsApp, o usuário pode inserir uma frase de 130 caracteres exibida abaixo do nome para informar o que se está fazendo ou passar uma mensagem – o recado. Esse recurso, no entanto, não é novidade. Ele já existia no ICQ de maneira mais elaborada e tinha o nome de “Status”. Além de informar a sua disponibilidade (ou seja, se estava online, ausente ou ocupado), era possível ainda incluir uma frase, que na maioria das vezes acabava sendo o trecho de uma canção.

 
Possibilidades de status no ICQ (Foto: Divulgação/ICQ)Possibilidades de status no ICQ (Foto: Divulgação/ICQ)

Possibilidades de status no ICQ (Foto: Divulgação/ICQ)

No início dos anos 2000, o software ganhou um plugin do player Winampe era possível exibir aos contatos, no lugar das frases, as músicas que estavam sendo ouvidas no PC naquele momento. E não foram poucos que usaram o recurso para mandar indiretas para o crush ou rival da época.

 

Ficar invisível

Atualmente, muitas pessoas procuram por uma maneira para ficar invisível no WhatsApp. Apesar de não existir de forma nativa no mensageiro, a função pode ser obtida por meio apps de terceiros.

O ICQ, por sua vez, contava um recurso próprio para não ser notado. Os usuários podiam, inclusive, optar por ficar sempre visível apenas para pessoas com quem realmente gostaria ou precisava conversar.

 

Chats em grupo

 
Conversas em grupo no ICQ (Foto: Reprodução/Geocities )Conversas em grupo no ICQ (Foto: Reprodução/Geocities )

Conversas em grupo no ICQ (Foto: Reprodução/Geocities )

Em sua época de ouro, o ICQ tinha chats em grupo com um visual que remetia aos dos bate-papo IRC, no qual era possível ver o que os outros usuários digitavam em tempo real. Além disso, os participantes podiam enviar ações predefinidas e enviar sons, bem como escolher a cor do fundo, o tipo da fonte que seria usada na conversa, entre outras várias opções.

Os grupos do WhatsApp contam com uma interface bem diferente, e não é possível saber o que um amigo está digitando até que a mensagem seja enviada. Recentemente, as conversas em grupo ganharam uma série de novidades para aprimorar o controle de administradores, além de passar a permitir a criação de descrições.

 

Uso de emojis e a prévia dos GIFs

 
Pop up de imagens no ICQ (Foto: Reprodução/ Messenger.es)Pop up de imagens no ICQ (Foto: Reprodução/ Messenger.es)

Pop up de imagens no ICQ (Foto: Reprodução/ Messenger.es)

Já nos idos anos 2000, o ICQ buscava ampliar as maneiras para os usuários se expressarem. Por isso, disponibilizava emojis (que, na época, eram chamados de smileys) para serem usados nas mensagens. Anos depois, o serviço lançou ainda o que poderia ser chamado de “pai dos GIFs”. Ao clicar sobre uma das opções, uma animação enorme ocupava a tela do usuário e da pessoa com quem ele conversava, o que rendia bons sustos.

Hoje, o WhatsApp permite o compartilhamento de GIFs e stickers (via Gboard) para personalizar suas conversas.


Click Nova Olímpia

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Nova Olímpia - MT

Busca

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo