Titulo fixo

Nova Olimpia (MT), 20 de abril de 2018 - 19:32

? ºC Nova Olimpia - MT

Curiosidades

04/04/2018 09:15 portalrockline.com.br

RL LIST: 20 astros do rock que ganharam a “eternidade” em forma de estátua

Muito se falou nos últimos dias sobre a estátua de David Bowie inaugurada há duas semanas e pichada apenas 48 horas depois. E foi pensando na sucessão de acontecimentos acerca da homenagem que o eterno Ziggy Stardust ganhou em Londres que elencamos neste RL LIST 20 astros do rock que ganharam a “eternidade” em forma de estátua em vários lugares do mundo. Algumas tornaram-se ponto de visitação obrigatório para os fãs.

Conta pra gente se você já visitou alguma delas ou compartilhe fotos de seu momento de reverência nos comentários:

O escultor Andy Edwards reproduziu uma sessão de fotos dos Beatles em 1963 para esta estátua de 1,2 tonelada no Pier Head em Liverpool. Foi inaugurada em 2015, 50 anos após o último show do Fab Four no Empire Theatre, em sua cidade natal.

Amy Winehouse, morta em julho de 2011, ganhou uma estátua no dia 14 de setembro de 2014, quando completaria 31 anos. A estátua de bronze é obra do escultor Scott Eaton e está localizada no Stables Market, no boêmio bairro londrino de Camden.

A esquina da Rua Dias Ferreira com a Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, ganhou no dia 1º de dezembro de 2016, Dia Mundial de Combate à Aids, uma estátua em homenagem ao nosso Artista do Mês, Cazuza. O monumento feito em bronze foi criado por Christina Motta, a mesma que reproduziu a atriz francesa Brigitte Bardot na orla de Búzios.

Esta estátua em homenagem a Elvis Presley foi feita por Andrea Lugar e foi inaugurada em Memphis em 1997, depois que uma versão anterior dos anos 1970 foi transferida para dentro da antiga casa do cantor para impedir que os fãs em busca de lembranças arrancassem partes dela. A “nova” estátua foi inspirada em uma imagem dos anos 1950 e está rodeada por uma cerca robusta.

A versão em tamanho real de Lemmy Kilmister feita por Travis Moore pode ser encontrada no Rainbow Bar and Grill, o ponto de encontro preferido do líder do Motörhead. Foi financiada via crowdfunding, com o restante dos rendimentos – após os custos de material – doados para a pesquisa do câncer.

A estátua de Glenn Frey está localizada em uma esquina de Winslow, no Arizona. Produzido pela TotalStatue.com após uma campanha de sensibilização da Fundação Standin ‘on the Corner, KSLX e da cidade de Winslow, o memorial de um dos líderes do Eagles foi erguido em 2016, no mesmo ano em que o cantor morreu.

Inaugurada em 1997, esta estátua em bronze e em tamanho natural de Jimi Hendrix foi criada por Daryl Smith, um artista local da terra natal do guitarrista, Seattle. Foi encomendada por Mike Malone, um promotor imobiliário que colocou a estátua na frente de seu prédio na Broadway Avenue.

A inauguração da estátua de Kurt Cobain em Aberdeen, sua cidade natal nos Estados Unidos, causou polêmica em 2014. Tudo porque parte dos moradores da cidade alegaram que o frontman do Nirvana chegou a ser preso por vandalismo e invasão de privacidade na adolescência.

A escultora Irena Sedlecka prestou homenagem a Freddie Mercury em Montreux. O falecido cantor acabou comprando um estúdio na cidade suíça onde gravou os vocais de “Made in Heaven”, seu último álbum com o Queen.

O Père-Lachaise não é apenas um cemitério: é uma das atrações turísticas mais visitadas de Paris, com mais de dois milhões de visitantes por ano. O túmulo de Jim Morrison, líder da banda The Doors, é um dos mais procurados… e mais problemáticos. Desde 1971, fãs do artista reúnem-se junto ao túmulo para beber, fumar e usar drogas. Garrafas, cigarros e seringas podem ser vistos no local. Depois de certa vigilância, o problema diminuiu.

A estátua de bronze em tamanho natural da lenda do reggae Bob Marley fica situada fora do Estádio Nacional de Kingston, na Jamaica. Esculpida por Alvin Marriott, nos últimos tempos tem sido pichada com tinta por vândalos.

Uma estátua de bronze de Buddy Holly tocando uma Fender Stratocaster está localizada em sua cidade natal Lubbock, no Texas. Criada pelo escultor Grant Speed em 1980, a estátua é cercada por uma espécie de Calçada da Fama, que homenageia outras figuras locais.

Em julho de 2012, Renato Russo, ex-líder da Legião Urbana, foi homenageado com uma estátua na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. A estátua em bronze, desenvolvida por um artista plástico chamado Ique, pesa 250 kg e tem 1,75m. Está instalada sobre um palco de granito de 2 metros de diâmetro, exatamente onde funcionava o antigo chafariz da Ilha.

Frank Zappa foi homenageado em 2010 com um busto em Baltimore. Obra foi doada à cidade natal do guitarrista por uma ONG da Lituânia. O músico faleceu em decorrência de um câncer de próstata, em 1993.

Uma estátua de Chuck Berry despertou polêmica ao ser inaugurada em uma universidade de St. Louis, em 2011. Enquanto músicos como Elvis Costello e Joe Perry, do Aerosmith, endossaram a homenagem, alguns moradores se opuseram ao monumento, enviando inclusive uma petição pedindo que o projeto fosse interrompido. Elsie Glicket, ex-integrante do conselho da universidade, criticou a atitude do governo, afirmando que a estátua representa o mau uso dos recursos públicos, pois Berry seria “um criminoso e inimigo da mulher”.

Bon Scott não nasceu em Fremantle, na Austrália, onde fica esta estátua de bronze em tamanho natural feita pelo escultor Greg James. Porém, as cinzas do falecido vocalista do AC/DC foram enterradas no cemitério local da cidade.

Este memorial foi erguido no Auditorium Shores, em Austin, onde Stevie Ray Vaughan fez vários concertos. A previsão inicial era de inaugurá-lo no dia em que teria sido seu aniversário de 39 anos, em 1993. Mas o escultor Ralph Helmick disse que precisaria de mais seis semanas para terminar as coisas.

Os escultores Alexander Petrov e Krasimir Krastev-Lomsky, passaram dois meses trabalhando na escultura de Ronnie James Dio, que mede mais de dois metros de altura e que foi complementado por grandes rochas retiradas do mar. A estátua que foi completamente construída com doações, foi colocada no parque central da cidade de Kavarna, na Bulgária.

Em um movimento incomum, Johnny Ramone encomendou sua própria estátua enquanto travava uma batalha contra o câncer de próstata. A escultura de bronze feita pelo artista Wayne Toth foi erguida após a morte do guitarrista dos Ramones, em 2004, no cemitério Hollywood Forever.

Esta imagem jovem de John Lennon em sua terra natal, Liverpool, foi inaugurada em 1997, durante a comemoração do 40º aniversário do Cavern Club, onde os Beatles fizeram centenas de shows. A estátua lembra a capa do álbum de “Rock ‘n’ Roll”, lançado em 1975.


Click Nova Olímpia

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Nova Olímpia - MT

Busca

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo