Nova Olimpia (MT), 21 de novembro de 2017 - 14:14

? ºC Nova Olimpia - MT

Curiosidades

11/10/2017 09:11

Safra de grãos de setembro foi 30% maior que ano passado; MT foi destaque.

Estimativa para o mês foi de 242 milhões de toneladas. Arroz, milho e soja são destaques do grupo.

Em setembro deste ano, o Brasil produziu 30,3% mais grãos que no mesmo mês de 2016, de acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). No total, o País alcançou 242 milhões de toneladas e a estimativa de área a ser colhida é de 61 milhões de hectares. Em setembro do ano passado, a produção foi de 185,8 milhões de toneladas, com colheita de 57,1 milhões de hectares. Na comparação com agosto deste ano, a estimativa é 0,5% maior.

No Brasil, o Produto Interno Bruto (PIB), isto é, a soma de tudo o que o País produz no ano, é muito influenciado pela agricultura, setor mais produtivo da economia. Isso significa que números positivos, como os observados na safra de grãos em setembro, geram riqueza para o Brasil. Estudos mostram que, neste ano, a agropecuária pode crescer 10,74% e o resultado será um incremento de mais de R$ 30 bilhões para o PIB. No primeiro trimestre deste ano, o PIB brasileiro cresceu 1% e foi influenciado, principalmente, pelo setor agrícola.

Os grandes destaques na produção de grãos são arroz, milho e soja. Juntos, eles representam 93,7% da estimativa da produção e 87,9% da área a ser colhida. Individualmente, a produção e a área dos três também cresceram. A área da soja cresceu 2,2% e a produção, 19,5%. No caso do milho, a área cresceu 19,4% e a produção, 55,2%. Por fim, o arroz teve crescimento de 3,9% na área e de 16,2% na produção. 

Entre os estados, o destaque foi o Mato Grosso, maior produtor nacional. A participação do estado foi de 26,2% do total. Em seguida, veio o Paraná, que contribuiu com 17,2% da safra, e o Rio Grande do Sul, com 15,1%.

 

Fonte: 24Horas News


Click Nova Olímpia

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Nova Olímpia - MT

Busca

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo