Nova Olimpia (MT), 24 de junho de 2021 - 09:53

? ºC Nova Olimpia - MT

Acontecimentos

10/06/2021 12:08 Assessoria/Prefeitura

Nova Olímpia - Assistência Social lança Campanha junho violeta de combate a violência contra a pessoa idosa

“Junho Violeta será um mês inteiro dedicado à proteção da pessoa idosa e terá como finalidade de repudiar todo ato de violência e denunciar os casos”

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que será no próximo dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de Nova Olímpia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS lança a Campanha Junho Violeta de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa, momento de respeito e valorização a pessoa idosa. A ação será executada pelo CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa e pelo CREAS.
A data foi criada em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa idosa.


“O mês Junho Violeta é um mês inteiro dedicado à proteção das pessoas idosas. Destaco que o dia 15 de junho deve ser lembrado com a finalidade de repudiar todo ato de violência cometido em desfavor da pessoa idosa e que a sociedade em geral deve estar atenta às diversas formas de violência contra a pessoa idosa. Bem como a importância de denunciar os casos, que, em grande parte, ocorrem dentro do próprio ambiente familiar”, enfatiza o Secretário Municipal, Prof. Marcos Antônio dos Santos Lima.
A coordenadora do CRAS, Melissa Giacomo informa que “neste mês de junho, as equipes do CRAS e do SCFV para Idosos, realizarão vídeos orientativos e preventivos alusivos à temática e mencionando sobre o dia 15 de junho. Além das visitas e o monitoramento às pessoas idosas do grupo, as equipes estão em alerta para qualquer ato de violência contra a pessoa idosa”.
E a coordenadora do CREAS, Elisangela Schefer explica que a “A equipe faz o acompanhamento de pessoas idosas que são vítimas de violência física, psicológica, sexual, econômica, afastamento do convívio familiar, abandono, negligência e autonegligência. Não devemos nos calar. Temos sim que denunciar, não é só um ato de amor e cuidado, como também de proteção aos direitos desses idosos”.
A pandemia do COVID-19 está causando medo e sofrimento incalculáveis para as pessoas idosas em todo o mundo. Além de seu impacto imediato na saúde, a pandemia está colocando as pessoas idosas em maior risco de pobreza, discriminação e isolamento. E durante todo o mês de junho a campanha Junho Violeta é divulgada em prol da valorização e combate à violência contra a pessoa idosa. Se estiver passando por alguma situação de violência ou ficou sabendo de algum caso, não hesite em utilizar os principais canais:

Canais de denúncia:
Direitos Humanos - Disque 100
Polícia Militar – 190 (para situações de risco eminente)
Delegacia de Polícia Civil
CREAS – (65) 3332 1158


Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo