Titulo fixo

Nova Olimpia (MT), 18 de janeiro de 2020 - 16:35

? ºC Nova Olimpia - MT

Acontecimentos

14/01/2020 08:53 AtualMT

Vândalos quebram e desligam padrão de energia de unidade de saúde em Arenápolis. Mais de 500 vacinas estragam e população fica revoltada!

Mais de 500 vacinas são perdidas devido a falta de energia em UBS

 

Os funcionário da unidade de saúde ESF BELA VISTA em Arenápolis, detectaram que a energia da unidade de saúde estava desligada. ao verificarem o local detectaram que o padrão estava quebrado e a energia havia sido desligada.

As unidades de saúde possuem sala de vacina, uma sala que necessita estar refrigerada, e cujo as vacinas que são utilizadas para atendimento da população ficam armazenadas dentro de duas geladeiras, no qual as vacinas (imunobiológicos) devem estar conservados em temperatura entre +2° e +8°C, para que não haja perda da sua capacidade imunogênica.

A falta de energia elétrica levou à perda de mais de 500 vacinas, na segunda-feira (13), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Bela Vista, no município de Arenápolis – MT.

De acordo com informações a suspeita é de que vândalos não identificados tenham quebrado e desligado propositalmente o padrão de energia.

O problema foi constatado quando a profissional de serviços gerais e a técnica de enfermagem da unidade de saúde, chegaram para trabalhar no posto, situado na Rua da Vitória. Ao perceber a falta de luz, ela verificou que a caixa do padrão, havia sido quebrada e aberta. Como as vacinas ficaram a noite toda sem refrigeração, acabaram estragando.

Devido à falta de luz, foram perdidas mais de 500 vacinas de HPV, DTP, DTPa, hepatite A e B, febre amarela, meningite C, tríplice viral, varicela e rota vírus. A unidade de saúde já está regularizando a situação, e a expectativa é de que em breve a situação esteja normalizada.”

Quem perde com isso é a população que depende e necessita das vacinas para prevenção de doenças.

A população que procurou a unidade de saúde nesta segunda e soube do fato ficou revoltada com o acontecido e como pessoas podem ter tanta maldade de destruir e quebrar o que é do próprio povo.

Ao entrevistarmos uma senhora ela mesma relatou que já presenciou um grupo de crianças destruindo o lixeiro que fica na frente da unidade de saúde.

 


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo
Copie e cole seu código de anúncio AMP apenas uma vez no código-fonte HTML das páginas em que você quer exibir anúncios. O posicionamento do código de anúncio não reflete a posição do anúncio.