Nova Olimpia (MT), 25 de fevereiro de 2018 - 02:24

? ºC Nova Olimpia - MT

Acontecimentos

12/02/2018 17:30 REUTERS

Temer diz que Brasil disciplinará entrada de venezuelanos em Roraima

O governo brasileiro deverá editar ainda nesta semana uma medida provisória para tentar solucionar a entrada em massa de venezuelanos no país, pelo Estado de Roraima, em um conjunto de ações que será coordenado pelas Forças Armadas e que inclui uma maior disciplina sobre a chegada dos habitantes da nação vizinha. 

Ao lado de ministros e líderes políticos de Roraima, durante encontro em Boa Vista (RR), o presidente Michel Temer destacou nesta segunda-feira que "não faltarão recursos" para tratar dessa questão. "Quero editar muito proximamente, talvez na quarta ou no mais tardar na quinta-feira, uma medida provisória que tratará desse assunto", comentou Temer.

"Vejo que esse afluxo intenso de venezuelanos cria problemas para o Estado de Roraima, mas certa e seguramente criará para outros Estados se não tomarmos algumas medidas e providências", acrescentou o presidente.

Em seu discurso, Temer frisou que o Brasil não se fechará, mas que quer "disciplinar" a entrada de venezuelanos. Devido a uma forte crise econômica, muitos venezuelanos estão deixando o país comandado por Nicolás Maduro e indo para nações vizinhas em busca de melhores condições de vida. Roraima, no Norte do país, faz fronteira com a Venezuela.

As declarações do presidente ocorrem após a Colômbia também aumentar controles fronteiriços com a Venezuela e dizer que irá prestar assistência para centenas de milhares de venezuelanos que fogem da crise econômica. A MP serviria para definir um estado de emergência social, de modo a dar sustentação jurídica ao assunto, segundo o governo.

Ainda em sua fala, Temer disse que o governo está trabalhando para integrar Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica e que também está atento à questão das demarcações de terras indígenas.

Roraima, que é abastecida em grande parte com energia elétrica da Venezuela, sofreu apagões no último ano devido a problemas de manutenção na linha de transmissão entre os dois países.


Click Nova Olímpia

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Nova Olímpia - MT

Busca

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo