Titulo fixo

Nova Olimpia (MT), 25 de junho de 2018 - 10:59

? ºC Nova Olimpia - MT

Acontecimentos

15/01/2018 21:46 Bernardo Barbosa Do UOL, em São Paulo

Lula vai à Etiópia quatro dias depois de julgamento do tríplex...

Lula discursa em evento em Brasília, em dezembro O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Adis Abeba, capital da Etiópia, quatro dias depois do julgamento em segunda instância do chamado Caso do Tríplex. O petista participa de um evento na sede da União Africana no dia 28 sobre o combate à fome no continente. 

Segundo nota divulgada por sua assessoria de imprensa, Lula volta ao Brasil no dia seguinte. No mês passado, a "Folha de S. Paulo" noticiou que petistas ponderaram a conveniência da viagem em uma data tão próxima à do julgamento, com o temor de que adversários aproveitassem a agenda para dizer que Lula estaria em fuga caso seja condenado.

De acordo com a nota da assessoria de Lula, o convite da União Africana foi feito em outubro. O julgamento foi marcado em dezembro.

O julgamento do caso do tríplex em segunda instância será crucial para o futuro de Lula. Se condenado, ele pode ficar inelegível pelos critérios da Lei da Ficha Limpa e até mesmo ser preso. O petista tem liderado pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais de outubro.

No dia 24, Lula será julgado pela 8ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), sediado em Porto Alegre. Na primeira instância, o ex-presidente foi condenado pelo juiz Sergio Moro a nove anos e meio de prisão. por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo a sentença de Moro, Lula recebeu R$ 2,2 milhões de propina da construtora OAS na forma de um tríplex no Guarujá (SP) e das reformas feitas no imóvel. O ex-presidente também teria ocultado a posse da propriedade. Os crimes teriam ocorrido dentro de um contexto de "corrupção sistêmica na Petrobras" e de uma "relação espúria" entre Lula e a OAS.

A defesa de Lula diz que não há provas dos crimes e que evidências de sua inocência foram ignoradas.

A presença de Lula no julgamento ou mesmo em Porto Alegre nos dias que antecedem a sessão do TRF-4 ainda é incerta. Até o momento, representantes do PT já confirmaram a presença do ex-presidente em um ato público em São Paulo no dia 24, após o julgamento. No dia seguinte, o partido fará um evento na capital paulista com suas lideranças para reafirmar a candidatura presidencial de Lula, seja qual for o resultado no tribunal.

 


Click Nova Olímpia

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Nova Olímpia - MT

Busca

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo