Nova Olimpia (MT), 21 de janeiro de 2018 - 22:52

? ºC Nova Olimpia - MT

Acontecimentos

09/01/2018 08:24 Jornal da Cidade

Piracema encerra dia 31 de janeiro em Mato Grosso

O período de defeso dos peixes continua no estado de Mato Grosso. A chamada Piracema iniciou em outubro e ainda deverá se estender por todo o mês de janeiro. Em 120 dias de defeso, é extremamente proibida a pesca em todas as bacias no estado de Mato Grosso.


A região de Alta Floresta fica inserida na Bacia Amazônica e conforme prevê o período de proibição, a época ainda é de reprodução dos peixes, período de desova e pesca proibida. Somente mesmo o pescador ribeirinho, devidamente documentado e comprovação legal que tem a licença para pescar até três quilos de peixes ou um exemplar (qualquer peso, dentro das medidas) por dia.


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente em Mato Grosso, no período da Piracema intensifica a fiscalização e alerta que se pegar pescadores praticando a pesca até mesmo esportiva dentro da época de defeso deverá agir de acordo com os rigores da Lei, apreendendo tralhas de pesca, embarcações, o pescado e até mesmo o meio de transporte como carros, motos e outros veículos. 


Vinícius Rezek é o chefe da unidade regional da Sema e comunica que o órgão tem atendido denúncias e está atento a qualquer chamado ou novas informações de supostas práticas em período proibido. De acordo com ele, os pescadores que não quiserem passar por situação constrangedora ou mesmo correr risco de perder material de pesca, assim como responder judicialmente por crime ambiental, tem que aguardar o final da Piracema, que já está chegando. “Dia 31 de janeiro acaba”, resumiu Rezek anunciando que a partir de primeiro de fevereiro está aberta a temporada de pesca 2018.


Mas o chefe da Sema também lembra que, mesmo depois de final da proibição, pescar tem que atender alguns requisitos legais como ter carteira de pescador amador ou profissional (se a pessoa depender da pesca para sobreviver) e também respeitar o volume/peso assim como as medidas conforme o pescado.


Click Nova Olímpia

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Nova Olímpia - MT

Busca

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo