Nova Olimpia (MT), 21 de setembro de 2017 - 14:58

? ºC Nova Olimpia - MT

Acontecimentos

11/09/2017 09:13

Semana terá media de 40 graus; céu fica encoberto por fumaça de queimadas

As temperaturas médias não ficam abaixo dos 36 graus, mesmo durante a noite e a sensação térmica no meio da tarde passa dos 45 graus.

A semana continua com clima seco e com termômetros registrando altas temperaturas nos próximos dias em todo o Estado. Na baixada cuiabana, as queimadas que ocorrem na região e principalmente no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, tornam o ar cinzento e espesso.

Conforme a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o calor segue na Capital com temperaturas que variam entre a mínima de 24º e máxima de 39º. As temperaturas médias não ficam abaixo dos 36 graus, mesmo durante a noite e a sensação térmica no meio da tarde passa dos 45 graus. 

Na segunda-feira (11) em Cuiabá, a mínima é de 27 graus e a máxima de 39 graus e nos próximos dias da semana o ritmo segue o mesmo.

A umidade relativa do ar fica em torno de 18%, muito abaixo do desejado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera o nível ideal para o ser humano entre 40% e 70%.

Outras cidades

Em Chapada dos Guimarães o clima também vai ser quente, com a mínima de 18º e a máxima de 35º.

Em Rondonópolis (212 km ao Sul da Capital) os termômetros podem chegar aos 40º na segunda (11) e mínima deve ser de 22º.

Em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá) a mínima é de 19º  e a máxima de 38º nos próximos dias.

Em Cáceres (220 km à Oeste da Capital) e Primavera do Leste (240 km ao Leste de Cuiabá) as temperaturas também serão altas, na média de 23º a 38º e 21º a 39º, respectivamente.

Orientações

A recomendação à população neste período de seca e calor intenso é utilizar umidificadores de ar, toalhas molhadas nas janelas ou bacias com água para umidificar o ar. É importante a ingestão de pelo menos três litros de água por dia, além de utilização de soros fisiológicos nasais e hidratação dos olhos.

As atividades físicas ao ar livre entre os horários de 10h e 16h devem ser evitadas.

Outra recomendação é evitar alimentos gordurosos e industrializados, comer bastante frutas, legumes e verduras para melhor digestão e hidratação do corpo.

Evite aglomerações e ambientes fechados, pois nesse período de clima seco se torna mais recorrente a proliferação de bactérias o que contribui para o aumento de casos de doenças respiratórias.

As recomendações feitas seguem as diretrizes determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para enfrentar a época mais quente e seca do ano, prezando por uma melhor qualidade de vida do cidadão.

 

Fonte Reportemt


Click Nova Olímpia

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Nova Olímpia - MT

Busca

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo